• Home
  • A Evernex reforça a sua abordagem RSE com o lanç…

A Evernex reforça a sua abordagem RSE com o lançamento de um indicador para avaliar a pegada de carbono dos seus clientes

A Evernex reforça a sua abordagem RSE com o lançamento de um indicador para avaliar a pegada de carbono dos seus clientes

Paris, 3 de outubro de 2017 – Especialmente popular nos últimos anos, a Responsabilidade Social Empresarial, ou RSE, inclui todas as ações que possam ser implementadas por uma empresa para assegurar o desenvolvimento sustentável. A Evernex, um dos maiores atores em empreitadas de manutenção de infraestruturas de TI do mundo, está na frente do pelotão nesta matéria. Parte integrante do ADN do Grupo, tanto internamente como nos seus clientes, a RSE é uma realidade na Evernex desde há 34 anos. Para além dos efeitos de comunicação, o bem-estar dos funcionários, o respeito pelo ambiente e as ações ambientais empreendidas pela Evernex são uma verdadeira prioridade para a empresa. Resultado de uma política única e abrangente.

Uma abordagem ambiental valorizada pelos clientes

O ponto fulcral do negócio da Evernex é manter equipamentos de TI em condições operacionais durante o máximo tempo possível. Já não se trata de adquirir material novo, mas de o manter o máximo de tempo possível. Assim, a Evernex oferece uma verdadeira alternativa ambiental e dispõe do know-how para isso. Para este fim, a empresa avaliou a redução do impacto energético e ambiental de 60 dos seus clientes, entre um e três anos após o início da sua colaboração. O cálculo é baseado em dados dos fabricantes, no número de anos de colaboração, no número e tipo de equipamentos, mas também na contagem das intervenções com possível troca de peças.

O resultado do estudo executado é entregue ao cliente sob a forma de um certificado. O grupo Evernex colaborou com a empresa TOOVALU para a execução deste indicador. Até ao final do verão, todos os clientes avaliados receberão os seus diplomas de redução de carbono.

Além disso, a Evernex optou por abrir filiais em mais de 22 países, para reduzir ao máximo o impacto do carbono associado ao fornecimento de peças de substituição. O Grupo também fez questão de reduzir esse impacto agrupando ao máximo os envios por regiões do mundo (Magrebe, África Subsariana, etc.) e, assim, servir 160 países do seu mercado.

“O nosso conceito é oferecer uma alternativa à compra sistemática de novos equipamentos. Quanto mais o cliente trabalhar conosco, maior será a redução do seu impacto ambiental. Além disso, antes da compra de um servidor, lembramos aos nossos clientes a sua responsabilidade e as consequências que essa compra pode trazer para o meio ambiente. Os DSI têm uma escolha a fazer e devem fazê-la de maneira responsável: o nosso papel é levá-los a tomar consciência de que reiniciar um ciclo de construção de equipamento gera um impacto energético e ambiental colossal”, diz Cinda Romdhane, Chefe de RSE da Evernex.

Uma abordagem baseada no bem-estar no trabalho

Desde há mais de 30 anos, a RSE está inserida na estratégia global da Evernex. No quadro do desenvolvimento mundial da Evernex, há um ano e meio, a empresa optou por realizar um barômetro social junto dos 250 empregados das filiais, para entender melhor as suas expectativas e necessidades dentro da empresa.
O conjunto dos resultados, tanto positivos como negativos, foi depois comunicado aos funcionários com total transparência. Na sequência deste anúncio, a direção tem implementado diversas ações, todas dedicadas a melhorar as condições de trabalho dos funcionários. Entre elas, a criação de lugares no marketing e na comunicação ou a alocação de orçamentos dedicados à formação dos empregados.

“O sucesso obtido pelo barômetro de 2016 deu-nos vontade de reiterar esta ação; decidimos, por isso, realizar uma sondagem a cada 18 meses. A próxima terá lugar em Outubro de 2017. Esta ferramenta permite-nos avaliar o sentimento dos empregados quanto às soluções recentemente implementadas e avaliar o seu bem-estar dentro da empresa. O nosso estatuto de empresa internacional, presente em 160 países, incita-nos a colaborar com perfis muito diferentes: as nossas equipas são constituídas por trinta nacionalidades diferentes, por pessoas com deficiência e em reinserção profissional. É, portanto, essencial para nós que todos se sintam bem nelas”, diz Cinda Romdhane, Responsável de RSE da Evernex.

“Este princípio de diversidade é também tido em conta nos nossos processos de recrutamento: damos uma oportunidade a todos. O diploma não é um verdadeiro critério de seleção; escolhemos um empregado preferencialmente com base no potencial e nas suas competências. Além disso, cada Gestor é encarregado do recrutamento dos seus próprios colaboradores, a fim de respeitar o conceito de proximidade dentro das equipas”, acrescenta Bruno Demolin, Presidente da Evernex.

A Evernex, ator empenhado na ação humanitária

Além de tudo o mais, há nove anos que a Evernex apoia financeiramente e materialmente a escola TANAT no Níger. Foram criadas salas de aula e salas de informática, equipadas com todo o equipamento de TI necessário. O Grupo assume uma parte da logística para a escola primária, o ensino intermédio e, mais recentemente, para o liceu.
Em setembro de 2017, será inaugurada uma segunda sala de informática para o liceu.

“Hoje, estão a funcionar doze salas de aulas: 420 alunos podem aí frequentar uma educação de qualidade. Queremos continuar esta aventura, e é por isso que todos os anos, em junho, as equipas no local vêm a França para nos apresentarem um balanço do estado de progressão das ações e dos projetos futuros. Estamos orgulhosos por participarmos neste grande projeto que todos levamos a peito! “, concluiu Bruno Demolin.

Em 2013, a obtenção de duas certificações – ISO 9001 para a qualidade dos serviços e ISO 14001 para o impacto ambiental – veio coroar a aplicação concreta da abordagem RSE da Evernex.

“Estas duas certificações são uma garantia da nossa seriedade, da capacidade do trabalho das nossas equipas comerciais e técnicas, mas também um argumento adicional para fidelizar os nossos clientes”, esclarece Bruno Demolin.

Sobre a Evernex:

A Evernex, empresa francesa detida maioritariamente pelo fundo de investimento THE CARLYLE GROUP (NASDAQ: CG), é especializada na manutenção de infraestruturas de TI em todo o mundo, por meio de uma oferta de serviços completa, que vão desde a manutenção, do Spare as a Service – SpaaS™, até serviços anexos, como a reciclagem, a eliminação segura de dados, a realocação de data centers, a reparação de bases de dados, a locação de equipamentos informáticos e soluções financeiras.

A Evernex intervém, 24 horas por dia, 7 dias por semana, no conjunto das instalações dos clientes em todo o mundo, a fim de garantir a continuidade da operação e a qualidade de funcionamento para os utilizadores, tudo através de uma abordagem de proteção do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável. A Evernex executa três quartos das suas atividades de serviços internacionalmente e cobre mais de 160 países em todo o mundo. O grupo alcançou um volume de negócios consolidado de 161 milhões de euros em 2016.

Mais informações em https://www.evernex.com/fr/

Contactos de imprensa:

Agence MilleSoixanteQuatre
Cécile SAINT-PAUL
01 85 76 12 05
c.saintpaul@aressy-rp.com